A PROVIDÊNCIA NA VIDA DE MADRE HENRIQUETA
“Sei que estou nas mãos de Deus e isto me basta”

2º Dia do Tríduo

Dir.: Queridos irmãos e irmãs boa noite!
Acolhemos com muita alegria a todos vocês que vieram para rezar conosco nesta noite. Desde ontem iniciamos uma caminhada em preparação à Festa da Providência, cujo dia também celebramos o nascimento do nosso fundador Carlos Tancredi.
Para bem celebrarmos este momento, vamos nos acolher com o abraço da Paz!
Canto:
Saudação à Trindade: Em nome do Pai....

Dir.: Hoje nós somos convidados a olhar para a vida de Madre Henriqueta , uma mulher que soube viver sem perder a esperança, porque sabia que Deus é fiel e jamais abandona os seus filhos.
Agradecidos a Deus pelo testemunho de Madre Henriqueta, e que olhando para ela, também nós sintamos o desejo de crescer na fé e na confiança em Deus, vamos receber a sua imagem em nosso meio.
Canto: Vem Virgem fiel
Dir.: Madre Henriqueta foi dom da Providência para nossa congregação, pois num momento em que o Instituo passava por dificuldades, Deus na sua bondade suscitou Irmã Henriqueta Dominici que como superiora Geral guiou a congregação por 33 anos consolidando o caminho do Instituo e sobretudo imprime um grande impulso missionário.
Todos: Obrigado Senhor pelo Sim de Madre Henriqueta, concede também a nós seus filhos e filhas a graça de viver com maior compromisso o nossa vocação batismal.

L1: Toda a existência de Madre Henriqueta foi guiada pelo seu lema: “Deus Somente em tudo e sempre”. Na certeza de que Deus sabe tudo pode tudo e nos ama, ela vivia unida em comunhão com a Santíssima Trindade, como filha que confia totalmente em Deus e por isso vive abandonada à sua vontade.

Todos: Madre Henriqueta, interceda junto a Deus por nós, para que saibamos nos momentos de dificuldades confiar na Providência do Pai, na certeza que Ele é sempre fiel.

L2: Estamos no mês missionário, e o documento de Aparecida, vem encorajar a todos nós cristãos para que pelo batismo nos sintamos enviados por Deus, discípulos e missionários de Jesus Cristo.
Madre Henriqueta impulsionada pelo espírito missionário e pela experiência da Providência do Pai, dizia:
“Bondade Infinita do meu Deus! Gostaria de ir a todos os lugares mais distantes do mundo para que todas as criaturas humanas conhecessem como é grande , imensa e infinita a sua paterna bondade!”

Canto: Vai, vai missionário do Senhor, vai trabalhar na messe com ardor, Cristo também chegou para anunciar não tenhas medo de Evangelizar.

L1: Madre Henriqueta, foi beatificada pelo papa Paulo VI, dia 07 de maio de 1978, ou seja a igreja reconhece a sua santidade de vida, como aquela que viveu com maior intensidade o Carisma deixado pelos nossos fundadores. Pois ela mesma tornou-se instrumento da Providência para os pequenos, os pobres e marginalizados, porque descobriu neles o rosto de Jesus Cristo; e sobre eles se inclina co amor de mãe.

Todos: Madre Henriqueta, ensina-me a viver como você viveu, ensina-me a amar como você amou, ensina-me a doar como você doou. Eu quero seguir o caminho que você seguiu, quero sentir a paz que você sentiu...

Dir.: Em comunhão com o Sínodo dos bispos, que está sendo realizado em Roma, com o tema: “A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja”. Vamos recebê-la em nosso meio, conscientes de que como discípulos e missionários de Cristo, somos chamados a construir a nossa vida, a nossa família na “Rocha firme da Palavra de Deus”, é ela o alimento e o sustento de nossa vida.

Canto: É como a chuva que lava

Evangelho: 14,22-33
Reflexão
Dir.: É comum ler nos jornais e revistas os resultados de pesquisas que apontam o medo e a insegurança como as principais preocupações do nosso povo: o medo da violência, do desemprego, da pobreza, da solidão, da velhice e muitos outros. Diante desta situação, Jesus através da sua Palavra nos diz hoje: “Não tenhais medo”!

Todos: Senhor, Pai de bondade, nós confiamos em ti e com a sua ajuda queremos ser para o mundo de hoje testemunhas do seu amor e da sua fidelidade, na certeza de que estarás conosco todos os dias até o fim dos tempos!

L1.: Neste Evangelho Pedro, aparece como o exemplo concreto do discípulo—cheio de amor e com uma fé enfraquecida pela dúvida. O estender da mão de Jesus é um convite a Pedro, à comunidade de Mateus, e a nós hoje para dar uns passos para o desconhecido, e a ter coragem de enfrentar os ventos da vida, mesmo quando contrários, pois Jesus está realmente conosco e como disse Paulo: “se Deus está conosco, quem estará contra nós?” (Rm 8,31)

Todos: Senhor aumenta a nossa fé, e dai-nos a graça de crer que és um Pai Providente, uma presença amorosa que anima, fortalece e nos estimula a caminhar.

Dir.: Louvando a Providência de Deus Cantemos
Canto: Salmo 22 (Pelos Prados e campinas)

Dir.: Após termos refletido juntos a Palavra de Deus, vamos elevar a Ele as nossas preces, que serão feitas espontaneamente. E após cada oração, responderemos: Madre Henriqueta intercedei por nós!
Ladainha da Providência
Senhor Tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor tende piedade de nós.
Cristo, ouvi-nos.
Cristo, atendei-nos.

Deus Pai dos céus, tende piedade de nós.
Deus Filho Redentor do mundo, tende piedade de nós.
Deus Espírito Santo, Tende piedade de nós.
Providência de Deus, objeto digno de amor dos anjos e dos homens, tende piedade de nós.
Providência de Deus, que vos encarnastes no coração de Jesus Cristo, tende...
Providência de Deus, que tudo governais com número, peso e medida, tende...
Providência de Deus, esperança de salvação, tende...
Providência de Deus, consolação da alma peregrina, tende...
Providência de Deus, caminho para o céu, tende...
Providência de Deus, guia fiel da alma nos perigos para que ela os evite, tende...
Providência de Deus, tesouro inesgotável de todo bem, tende...
Providência de Deus, apoio dos justos, tende...
Providência de deus, esperança dos pecadores mais abandonados, tende...
Providência de Deus, amparo em nossas necessidades, tende...
Providência de Deus, calma nas tempestades, tende...
Providência de Deus, repouso do coração, tende...
Providência de Deus, refúgio dos aflitos, tende...
Providência de Deus, remédio eficaz para todos os nossos males, tende...
Providência de Deus ,que saciais os que têm fome, tende...
Providência de Deus, que dais de beber aos que tem sede, tende...
Providência de deus, apoio dos pobres, tende...
Providência de Deus, apoio da viúva e do órfão, tende...
Providência de Deus que mereceis nossas homenagens e nossas adorações, tende...
Dir.: Nós exaltamos, Senhor ,a vossa Providência
Todos: E nos submetemos em tudo à vossa vontade.

Oremos

Pai-nosso/ Ave-Maria/ Glória
Canto final:

Irmãs de Santa Ana • Todos os Direitos Reservados
Rua Madre Henriqueta Dominici, 998 • Jd. Monte Belo • Londrina-Pr
Webdesign: Irmã Márcia Regina * Fones: (43) 3341-0137 ou 3341-1490