ENCONTRO VOCACIONAL

“TE CHAMEI PELO NOME”... (Is 43,1)

Hoje com a oração da manhã, nós já começamos a recordar, a reviver o caminho da nossa vida cristã. Mas, é propriamente agora que vamos voltar o nosso olhar para a nossa vida.
Se nós estamos aqui, é porque existimos, e se existimos, alguém nos chamou à vida! E este alguém é Deus. Somos conscientes de que não estamos no mundo por acaso, por coincidência? Mas fazemos parte do projeto criador de Deus. Ele pensou em nós antes que nós existíssemos, como diz o padre Zezinho: “sou resultado do seu infinito amor”!
Deus, movido por tão grande amor, desde o seio materno pronunciou o teu nome: “antes mesmo de te modelar no ventre de tua mãe, eu te conheci, antes que saísse do seio materno, eu te consagrei e te constitui profeta das nações” (Jr 1,5). “Eu te chamei pelo nome, tu és meu!” (Is 43,1).
Como resposta ao chamado de Deusa vida, nós iremos escrever o nosso nome em uma folha. Enquanto escrevemos, pensemos no dom da vida, neste grande presente que recebemos de Deus. Peçamos a Ele a graça de compreender lá dentro de nós que nascemos do seu amor.

- Escrever o nome na folha e colocar no caminho.

Canto: Cd - Pe. Zezinho ( contemplativo)

Deus quando cria o ser humano, concede a cada pessoa um projeto, um plano de amor, uma vocação. Deus não cria o homem e a mulher para o nada, para viverem ao acaso, mas como diz o nosso fundador, Carlos Tancredi de Barollo: “Deus cria o ser humano para ser feliz!”
Portanto, eu sou chamado a ser feliz, e para mim o que é a felicidade?
Para nós cristãos o caminho para ser feliz é muito diferente daquilo que o mundo considera como felicidade. Para o mundo, felicidade é bem estar, aparência, prazer, poder... etc. Para nós a felicidade nasce do amor, do sentir-se amados por Deus e da capacidade de amar os irmãos, de se doar para que o outro tenha vida em abundância cf. Jô 10,10. Somos felizes quando descobrimos a nossa vocação, ou seja, pra que eu existo. Somos felizes quando escolhemos a vida e não a morte!

Música: É preciso saber viver

Conversar sobre a música. Que mensagem trouxe para você?

Texto: Mateus 19, 16-22
O papa Bento XVI, na sua visita ao Brasil o ano passado, dirigiu aos jovens e adolescentes uma mensagem muito bonita baseada na passagem do jovem rico: “este trecho da bíblia fala de um jovem que veio correndo ao encontro de Jesus. Merece destaque a sua ânsia, a sua busca. Neste jovem, vejo todos os jovens do Brasil. Tendes a mesma pergunta: o que fazer para alcançar a vida eterna? Esta pergunta trata-se do sentido da vida. A vida que em vocês é bonita. O que fazer dela? O que fazer dela? Como vivê-la plenamente?
Os anos que vocês estão vivendo são os anos que preparam o futuro de vocês. O amanhã depende muito de como estais vivendo hoje. Diante dos olhos, meus queridos jovens tendes uma vida que desejamos seja longa, mas é uma só, é única, não a deixeis passar em vão, não a desperdiceis. Vivei com entusiasmo, com alegria, mas, sobretudo, com senso de responsabilidade.

Que devo fazer para que a minha vida tenha sentido?

O papa conclui: “Jesus é o único capaz de nos dar uma resposta, porque é o único que nos pode garantir a vida eterna. Só Ele é o caminho, a verdade e a vida”.


II MOMENTO

DISCÍPULOS E DISCÍPULAS DE JESUS CRISTO: UM DESAFIO HOJE!

Deus é amor! E como Pai que ama Ele deseja a vida plena para os seus filhos. A fim de realizar este seu projeto, ao longo da história ele sempre chamou pessoas para colaborar com Ele: Abraão, Moisés, os profetas, Maria, etc. e ainda hoje continua chamando homens e mulheres corajosos. Um dia pelo batismo Ele nos chamou à vida, nos chamou a fazer parte de uma comunidade cristã e continua falando forte ao nosso coração, porém, de nossa parte é necessário ouvidos atentos para escutar a sua voz; disponibilidade para abrir as portas do nosso coração: “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele” (Ap 3,19).

Formar grupos: Parábola da porta

Certamente vocês devem estar se perguntando: Como nasce uma vocação?
A vocação é dom de Deus, não é privilégio nosso: “não fostes vós que me escolhestes, mas eu que vos escolhi”. A vocação nasce a partir do nosso encontro com a pessoa de Jesus Cristo dentro de uma realidade, dentro de uma comunidade.
È Jesus que chama, não somos nós que o escolhemos: Mc 3,13-14 = “Jesus subiu ao monte e chamou os que desejava escolher. E foram até ele. Então Jesus constituiu o grupo dos doze, para que ficassem com Ele e para enviá-los a pregar”.
Jesus chama:
• Quem Ele deseja
• Para ficar com Ele: “Mestre onde moras? Vinde e vede”! (Jô 1, 35ss)
• Para enviar a pregar

Jesus nos chama a permanecer com ele:, porque Ele é a fonte da vida, e só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus nos chama para ser seus amigos e não servos (DA 131), nos chama hoje para sermos seus discípulos e missionários.
O centro da vida cristã, é que todo cristão, a partir do seu batismo é chamado a ser santo, vocês são chamados a serem santos. E qual é o caminho para ser santo? Não existe outro a não ser o de seguir Jesus Cristo, pois só Ele é o caminho a Verdade e a vida!

E o que é ser discípulo de Jesus Cristo hoje?
O verbo discipular, significa por os pés nas pegadas de... acompanhar.
Como nasce o discipulado?
“A admiração pela pessoa de Jesus Cristo, seu chamado e seu olhar de amor despertam uma resposta consciente e livre desde o íntimo do coração do discípulo, uma adesão a toda a sua pessoa ao saber que Cristo o chama pelo nome. É um sim que compromete radicalmente a vida do discípulo a se entregar a Jesus Cristo, caminho, verdade e vida.É uma resposta de amor a quem o amou primeiro “até o extremo”. (DA 136).

Maria verdadeira discípula
O papa nos convida a dirigir o olhar para Maria, a mãe de Deus e mãe da Igreja. Numa atitude de louvor e gratidão a ela por ter respondido sim ao chamado de Deus, colocando-se a serviço da humanidade, vamos recebê-la em nosso meio.

Canto: O teu jeito de menina

Maria foi a primeira e mais perfeita discípula, que desde o anúncio do anjo gravou sem eu coração o Evangelho. Como nossa mãe, com seu testemunho ela nos ensina como ser discípulo hoje. Nela encontramos todas as características do discipulado segundo o coração de Deus.

• Escuta amorosa e atenta da Palavra de Deus;
• Obediência sem limites à vontade do Pai;
• Generosidade e serviço: Partiu às pressas para visitar Isabel...
• Fé: Bendita Aquela que acreditou...
• Alegria e gratidão:”minha alma exalta o senhor, e meu espírito se encheu de alegria em Deus meu salvador...
• Fidelidade: Acompanhou Jesus até os pés da cruz.

Meios para alimentar o discipulado
• Vivência dos sacramentos: Eucaristia e reconciliação
• Leitura da Palavra de Deus
• Oração.

MENSAGEM DO PAPA BENTO XVI EM PREPARAÇÃO A XXIII JORNADA MUNDIAL D JUVENTUDE NA AUSTRÁLIA

“Meu apelo de hoje, a vós jovens, é que não desperdiceis vossa juventude. Não tenteis fugir dela. Vivei-a intensamente. Consagrai-a aos elevados ideais da fé e da solidariedade humana... somente Cristo pode satisfazer as aspirações mais íntimas do coração humano, só ele é capaz de humanizar a humanidade.
Anunciar o Evangelho e dar testemunho da fé é hoje mais necessário do que nunca. Hoje Sá necessários discípulos de Cristo que não poupem tempo nem energias para servir o Evangelho. São precisos jovens que deixem arder dentro de si o amor a Deus e respondam generosamente ao seu apelo urgente, como fizeram muitos jovens santos do passado. O Espírito de Jesus vos convida jovens, hoje a evangelizar outros jovens... SEDE SANTOS, SEDE MISSIONÁRIOS!
Prezados jovens amigos, o senhor está pedindo a vocês que sejam profetas desta nova era, mensageiros do seu amor, capazes de atrair pessoas para o Pai e construir um futuro de Esperança para a humanidade!
Aqueles que sentem o chamado para uma vocação específica: à vida religiosa e sacerdotal, não tenham medo, abri o vosso coração”....


ENCONTRO VOCACIONAL

"TE CHAMEI PELO NOME" (Isaías 43,1)


8:30 Acolhida
Dinâmica de entrosamento

9:00 - Oração inicial

9: 30: "Te chamei pelo nome" (Trabalhar a dimensão do chamado, iniciando pelo chamado à vida)

10:15 - Intervalo

10:40: Discípulos e discípulas de Jesus Cristo: um desafio hoje!

-Formar grupos e ou dinâmica das bexigas

12:00 almoço ( Lanche)

13:00 Trabalhar as vocações específicas (em grupos)

15:00 - Adoração/ louvor

15:45 - Lanche

16:00 - Conclusão

Caça ao tesouro


1. Com a mesma cor dos olhos dos seus.....................................................................
2. Que tenha morado em outro estado.........................................................................
3. Cujo nome tenha mais de seis letras........................................................................
4. Com camiseta da mesma cor da sua........................................................................
5. Que não goste de frutas...........................................................................................
6. Que estude de manhã...............................................................................................
7. Que gosta de jogar vôlei..........................................................................................
8. Que tenha a mesma idade da sua.............................................................................
9. Que use tênis ou sapato parecido com o seu...........................................................
10. Que tenha mais do que três irmãos..........................................................................
11. Que tenha menos do que 15 anos............................................................................
12. Que nunca foi reprovado na escola.........................................................................
13. Que torce para o São Paulo......................................................................................
14. Que não goste de passear.........................................................................................
15. Que toque algum instrumento musical....................................................................
16. Que faça aniversário no mesmo mês que você........................................................
17. Que goste de participar de encontros na Igreja........................................................
18. Que goste de teatro ou cinema.................................................................................
19. Que tenha um animal de estimação.........................................................................
20. Que faz muita arte na escola...................................................................................
21. Que costuma rezar todos os dias..............................................................................
22. Que goste de andar de bicicleta...............................................................................
23. Que não goste de churrasco.....................................................................................
24. Que tenha a voz parecida com a sua........................................................................
25. Que ainda não fez a crisma......................................................................................
26. Que use óculos ou lente de contato.........................................................................
27. Que está passando um momento bom na vida........................................................
28. Que está com alguém doente na família..................................................................
29. Que goste de fazer amizades...................................................................................
30. Que está com medo do futuro.................................................................................
31. Quem já pensou em vocação...................................................................................
32. Faz parte de algum grupo na Igreja.........................................................................
33. Que goste de músicas.............................................................................................
34. Que em um colégio diferente do seu.......................................................................
35. Que tenha a mesma idade da sua.............................................................................

Irmãs de Santa Ana • Todos os Direitos Reservados
Rua Madre Henriqueta Dominici, 998 • Jd. Monte Belo • Londrina-Pr
Webdesign: IRmã Márcia Regina * Fones: (43) 3341-0137 ou 3341-1490