Encontro no México

        Com a graça de Deus concluímos a nossa riquíssima experiência no México e tudo foi muito bom. Agradecemos a todos e a todas pela unidade e orações. Valeu mesmo!
        Dia 21 de janeiro fomos acolhidas na Sede da Delegação em Aguascalientes, com muito carinho, por muitas irmãs que nos esperavam. No dia seguinte, ou seja, no domingo dia 22/01 passamos o dia em Tepatitlán, onde conhecemos a Comunidade, as irmãs e também o grupo dos Leigos da Família de Santa Ana. Passamos um dia muito lindo, no qual nos foi proporcionado conhecer um pouco da história da Igreja local, fecunda com o sangue de muitos mártires e também nos maravilhamos com a cultura mexicana por meio de lindas apresentações feitas por um grupo de dança da “Casa da Cultura” local e também pelos “Mariachi”.
        Na segunda feira, ao trabalho! Como partilhamos brevemente no artigo anterior, nosso encontro foi com irmãs do México, do Perú e da Argentina, orientadas pela Irmã Anna Maria Gamba, Conselheria responsável pela formação e também pela América Latina, e representante da Madre Geral neste evento. Dia 27 de maio de 2011 em Londrina tinha nascido a Comissão Latino Americana. Em Aguascalientes foi elaborado o Estatuto para a Comissão que recebeu o nome de “ALUS” (America Latina Unida in Spe). Agora se espera a aprovação da nossa Madre Geral para o mesmo. Também durante os trabalhos da “ALUS” refletiu-se sobre a concretização do nosso Projeto Formativo na realidade Latino Americana.
        Nos dias em que estivemos em Aguascalientes convivemos com as irmãs da comunidade da Sede da Delegação e também com as irmãs das comunidades do Noviciado, do Juniorato e da comunidade apostólica. Foram dias de muita fraternidade. Cada uma das irmãs e das formandas não mediram esforços para nos fazer viver dias riquíssimos, de muita partilha e de conhecimentos sobre a vida, missão e cultura mexicana. Também tivemos a oportunidade de nos encontrarmos com as crianças e professoras do Colégio “Carlos Tancredi”, onde pudemos conhecer um pouquinho do bonito trabalho ali realizado seja em nível de educação infantil que fundamental. Também foi muito enriquecedor o encontro com os Leigos da Família Santa Ana, muito generosos, acolhedores e disponíveis auxiliando as Irmãs em muitas iniciativas.
        No sábado dia 28, viajamos para a Cidade do México e fomos acolhidas pelas Irmãs da Comunidade de Chimalhuacán que nos proporcionaram a visita ao Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe: Que benção, que emoção... tivemos a possibilidade de colocar todos e todas no colo materno de Maria... foi uma graça muito grande! No domingo as Irmãs nos levaram para visitar as famosas pirâmides do México em Teotihuacan, cujo significado é "o local onde os homens se tornam deuses". Caminhamos bastante, mas também nos divertimos muito. Valeu a pena mesmo!
        As irmãs também prepararam para a noite um encontro em uma das comunidades da Paróquia, com representantes dos grupos com os quais elas trabalham, entre eles, o grupo de Leigos da Família Santa Ana. Todos apreciam muito a presença das nossas irmãs. Também nós ficamos muito felizes e edificadas com o testemunho delas de unidade, sacrifício e muita paixão na realização da sua missão.
        Na segunda-feira viajamos juntamente com a Ir. Anna Maria para conhecer as comunidades do Sul. Ficamos na comunidade de Puerto Escondido. Levaram-nos para visitar as Irmãs da Comunidade Santo Reyes de Nopala, onde fomos acolhidas pela banda local e também nos foi apresentado um pouco da cultura e dos costumes daquela comunidade tipicamente indígena. Na terça- feira nos foi concedido de conhecer outras comunidades da paróquia. E também tivemos a alegria de conviver com as irmãs da Missão Itinerante que vieram para ficar conosco e partilhar a missão. Não temos palavras para agradecer tudo o que nos proporcionaram, seja na partilha simples da vida das Irmãs, seja da cultura local, seja do trabalho com os leigos, tudo muito enriquecedor.
        Edificou-nos muito o testemunho de pobreza, de sacrifício, de trabalho junto aos pobres e também da unidade entre as irmãs. Sentimo-nos muito provocadas e tomamos consciência de que realmente é necessário sairmos da nossa comodidade e arriscarmos em Missões mais desafiadoras se quisermos garantir um futuro para a nossa Província.
        Seguramente teremos a possibilidade de partilharmos com as irmãs esse grande dom que Deus na sua Providência e Misericórdia nos concedeu, seja passando pelas comunidades, mas também no encontro com as coordenadoras e na nossa Assembleia em Julho.
        Entretanto desejamos expressar mais uma vez à Delegada, Irmã Guadalupe Neri Hernándes, a cada irmã da Delegação “Sant`Anna” do México e a todos vocês que rezaram por esses dias de encontro, nossa imensa gratidão, e lhes pedimos que continuem rezando para que essa experiência não caia no vazio, mas que pelo contrário possamos nos responsabilizar pelos dons recebidos e nos tornar sempre mais instrumentos para que em nossa Província tenhamos audácia para responder aos apelos que Deus tão claramente nos fez por meio desta experiência. Que também cresça sempre mais em nós o desejo de caminhar juntas como Família Religiosa. Deus abençoe a todos e Nossa Senhora de Guadalupe interceda as graças que cada um necessita.
                                                
                                                Com carinho: irmãs Maria Cristina e Fátima Marafon.

 
 
Irmãs de Santa Ana • Todos os Direitos Reservados
Rua Sant'Anna, 186• Bairro Nadir Kenan • Barretos - SP
Fones: (17) 3322-4593 ou 9122-9107 * Webdesign: Irmã Márcia Regina